Quantcast
Channel: No trilho dos naturalistas » São Tomé e Príncipe
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Visitantes do Jardim Botânico da UC seguiram os trilhos do projecto

$
0
0
Os lugares disponíveis na Sala do Jardim Botânico foram insuficientes para acomodar o público que na passada sexta-feira, dia 18 de Maio, participou na sessão sobre No trilho dos naturalistas | as missões botânicas em África.
Entre a assistência encontravam-se investigadores do Centro de Ecologia Funcional, entidade responsável pelo projecto, alunos de doutoramento em Biologia e Ecologia, e muitos visitantes que ali se deslocaram no âmbito das actividades do Dia Internacional do Fascínio das Plantas.
A apresentação da sessão esteve a cargo de António Gouveia, coordenador do projecto, que em registo informal e humorístico guiou os presentes pelos quatro episódios desta série documental sobre botânica, abordando diferentes assuntos tais como o percurso feito até ao momento pela equipa, as curiosidades encontradas, as figuras de bastidores que se revelaram grandes protagonistas da história da ciência e fazendo também uma descrição de como vão ser desenvolvidas as investidas no terreno em cada um dos países onde os filmes vão ser realizados. Tudo isto sem esquecer naturalmente as plantas, ponto de partida e personagens principais em todos os documentários, e que foram destacadas na sua especificidade em cada um dos habitats que vão ser retratados.
Este é um de vários trabalhos de história da ciência e comunicação da ciência a decorrer no Centro de Ecologia Funcional neste momento e pretende dar conta da dimensão da investigação efectuada em diferentes momentos no antigo Instituto Botânico, no que diz respeito, entre outras coisas, à exploração científica das antigas colónias.
Foi também dada a conhecer alguma da iconografia pertencente ao espólio do Instituto para assim destacar pormenores específicos do desenvolvimento da Botânica em Portugal e do percurso de algumas das missões empreendidas em África por cientistas da Universidade de Coimbra.
No decorrer da apresentação foi também salientado o interesse demonstrado pela comunicação social, especialmente na fase de lançamento do projecto, o que demonstra bem a receptividade destas entidades e do público em geral a conteúdos científicos que resultem de um processo sério e original.
Aproveitamos a ocasião para agradecer a todos os que marcaram presença nesta iniciativa e à organização do Dia Internacional do Fascínio das Plantas por esta oportunidade de partilha.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Latest Images

Trending Articles





Latest Images